MBTI® – Myers-Briggs Tipe Indicator

A personalidade humana possui quatro aspectos dicotômicos e dinâmicos que simbolicamente podemos relacionar como se fossem quatro pares de braços, com a preferência inata de um braço de cada par, da mesma forma como nascemos destros ou canhotos. Quando eu era criança, via a professora bater na mão esquerda do meu amigo canhoto, que era visto como errado. Só o conhecimento científico trouxe a aceitação desta preferência.

No mundo corporativo, há mais de setenta anos, o MBTI® – Myers-Briggs Tipe Indicator é utilizado para o diagnóstico do perfil e orientações técnico-atitudinais que promovem o desenvolvimento de lideranças.

Cada um dos dezesseis tipos tem um padrão distinto de processo cognitivo e desenvolvimento. Conhecer a tendência inata de um indivíduo de usar esses processos pode ajudar a liberar blocos criativos e gerar novos comportamentos e uma comunicação mais eficaz em diferentes situações, inclusive quando estressados.

O MBTI® é utilizado a partir de 14 anos, não existindo uma ferramenta para diagnosticar as crianças abaixo desta idade. , entretanto, conhecer este perfil em muito ilumina o adulto na condução do desabrochar dos talentos naturais e desenvolvimento de diferentes habilidades, mesmo que não sejam suas preferências naturais.

O MBTI® – Myers-Briggs Tipe Indicator foi desenvolvido na época da 2ª Guerra Mundial para encaminhar as mulheres para áreas com maiores chances de terem sucesso substituindo os homens e tocas a economia dos EUA.

Através das informações obtidas pelo MBTI® entendemos como cada pessoa processa “o que e como vê e ouve”, para agir ou não. Com a comunicação mais eficaz para cada um, somada ao autoconhecimento fornecido, há condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes, mesmo que não sejam de sua natureza.

Rigorosos nos critérios de capacitação.

Possuem um Banco de dados riquíssimo, com todos os resultados dados em todos países do mundo. O MBTI® possui uma forte patente, porém há genéricos na Internet não confiáveis.

Estatisticamente, apresenta apenas 1% de erro. Eu sou capacitada e comprometida com as informações. Para isso, confirmo os resultados com encontros pessoais ou pela Internet e o resultado final é entregue ao cliente (relatório oficial, padrão em todo o mundo).

Tive casos que o resultado obtido pela pessoa através dos sites foi diferente do resultado do MBTI®, que também foi diferente do perfil após a minha confirmação.

Nos 16 tipos de perfis, sabemos a incidência de cada um no Mundo e no Brasil. Os mais encontrados, DOIS, representam 33% da população, logo pessoas com este perfil encontram muita gente semelhante. Imagine o de menor incidência 1,3% da população? Eles costumam se sentir um extraterrestre desde a infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *