Jeito de Ser

Há uma lógica no seu Jeito de Ser

O jovem que aprende esta lógica evolui anos em poucos dias

Existem testes e entrevistas usados em empresas que explicam em poucos dias o jeito de ser, como a pessoa pensa, sente e reage naturalmente desde que nasceu. Entender profundamente esta Natureza ajuda o jovem confuso (e seus pais) a escolher a profissão alinhada aos seus talentos e necessidades ainda desconhecidas.

Próximos do vestibular, o jovem fica inseguro com tantas opiniões diferentes das melhores profissões para ter sucesso e ignoram o quanto devem considerar o que fará sua alma sorrir na prática. Afinal, cada ser tem uma essência que o diferencia.

Por exemplo, Bill Gates desistiu dos curso de Matemática e Direito em Harvard, deu suas cabeçadas até acertar instintivamente o uso de seus talentos naturais que são:

  • Capacidade lógica,
  • Criatividade e
  • Engenhosidade prática.

Um dos recursos práticos que uso para ensinar o Jeito de Ser é o MBTI® – Myers-Briggs Tipe Indicator pela Myers & Briggs Foundation, nada de genéricos para algo tão importante. Com margem de 1% de erro, revela o código mental inato do indivíduo que tem uma lógica fascinante.

O MBTI® foi criado por Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs durante a 2ª Guerra Mundial para identificar a Natureza das mulheres americanas que nunca tinham trabalhado e colocá-las de imediato nas áreas onde trariam rápidos resultados. Assim, o MBTI® se tornou uma ferramenta de comportamento organizacional usada nos cursos de MBA e em empresas de todo mundo. Muitos desconhecem que podemos fazer isso a partir de 14 anos.

Eu, por exemplo, era avoada, esquecia coisas na escola, bagunçava meu material. Nesse sentido, as broncas faziam me sentir a perdida no mundo dos certinhos. Tinha boas notas, entrei na faculdade, contudo carreguei esta autoimagem ruim por anos.

Já adulta soube que tinha o jeito de ser ENTP e isso queria dizer muita coisa. Tenho uma Natureza criativa, associativa em constante ebulição de pensamentos que me distrai. A dificuldade é apenas decorrente do meu talento, como ocorre em todo ser humano capaz de melhorias constantes.

Ser nós mesmos é maravilhoso, ser os mesmos é ficar para trás.

Com mais estudo e capacitações técnicas, aprendi a desenvolver o que falta e ensinar meus clientes, sem julgamentos de valor.

Agora, devido ao isolamento social, o jovem fica atormentado com a ansiedade e insegurança para escolher seu curso universitário. Entretanto, é o momento ideal dele se conhecer melhor, assim como seus pais, para decidir quem realmente ele quer Ser. Entre em contato comigo para falarmos a respeito.

Sou apaixonada pelo que faço, com a certeza de que somos mais felizes quando nos alinhamos à nossa Natureza.

Eunice Aboláfio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *