Quero ser Feliz! Dá para ser AGORA?

Como é chato ouvir as pessoas perguntar qual faculdade você quer fazer. Você descartou algumas profissões, porque não dão dinheiro, ao mesmo tempo tem medo de não saber o suficiente para passar nas melhores opções e desapontar seus pais. Além disso, tem muita gente boa desempregada na Pandemia, não tem como prever quando e como serão as provas dos vestibulares, as aulas EAD continuam, mas você só queria ser feliz AGORA. Talvez seja melhor não pensar no futuro, mas dar um passo diferente agora.

Nos próximos meses, não vai dar para planejar uma festa, viagem ou intercâmbio, mas as inscrições nas provas dos vestibulares vão acontecer. Qual curso? E se não me sair bem? Que m…! Por enquanto, o bom é jogar virtualmente no quarto até tarde e voltar para debaixo do edredom, para dormir até acordar. Seria mesmo?

Claro que no fundo todos pensam:

– Parem o mundo que eu quero descer!

Infelizmente, é o que temos no momento, mas dá para ser feliz agora se pensar mais sobre o que fazer hoje sem garantias futuras, exatamente como vivemos em 2020. Claro que é diferente do que sempre ouvimos, porque não é fácil perceber e mudar os desejos humanos de um futuro sem problemas, seguro e com dinheiro. Entretanto, há séculos tentamos prever este futuro seguindo opiniões de especialistas, com dados estatísticos e análise de tendências, mas cada vez mais o imprevisível surge para abalar as nossas certezas.

A humildade para aceitar que todo ser humano não sabe 100% de nada, alivia angustias e abre os caminhos para correr atrás de mais conhecimento. Temos que estudar para aprender coisas novas independentemente da idade e formação, com flexibilidade para nos transformar a constante troca de cenários que fogem ao nosso controle. Tudo muda inesperadamente ou já mudou sem que percebêssemos, portanto quem espera uma vida segura e reta talvez precise mudar de planeta.

Sofremos, obrigados a mudar radicalmente hábitos e rotinas, mas é possível ser feliz se pensarmos diferente.

Entrar na faculdade NÃO é um ponto final, é só uma vírgula. Os vencedores no atual mercado de trabalho somam aprendizados em diferentes áreas para fundamentar mudanças oportunas, durante a jornada da vida. Estudar e aprender coisas novas é para sempre.

Para ser Feliz AGORA, sugiro:

  1. Autoconhecimento através do diagnóstico da sua Natureza, uma entre DEZESSEIS que o caracterizam desde bebê. Saber o que flui melhor para você;
  2. Pesquisar os cursos superiores compatíveis com sua Natureza;
  3. Aprofundar o conhecimento das matérias que terá em cada curso;
  4. Analisar pontos positivos e negativos, para você.
  5. Escolher quais vestibulares irá prestar.

Algumas profissões serão as melhores ou piores em 3 ou 4 anos, porém sempre haverá boas oportunidades para profissionais que tenham conhecimentos e experiências que estão além da sua graduação na faculdade.

É preciso ir bem além do que parece suficiente para hoje.

Seja bom agora, porque podemos ser bem melhor lá na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *